O que é licenciamento de marcas e produtos?

licencie_licenciamento_marca_industria_varejo_rafael_pedreira_sao_paulo_florianopolis
Royalties no licenciamento de marcas, o que são
8 de agosto de 2019
licencie_licenciamento_de_marca_e_produto_industria_marca_varejo_são_paulo_florianopolis_santa_catarina_rafael_pedreira

Se você chegou até o nosso blog, já deve ter tirado algumas dúvidas em relação ao que é licenciamento de marcas e produtos.

Hoje preferimos começar do começo, e trazer uma visão prática do que é e como rodam as engrenagens desse mercado apaixonante do licenciamento de marcas e produtos.

Afinal, o que não é licenciamento de marcas?

Parece estranho, mas tem hora que é melhor começar falando o que NÃO é licenciamento de marca, para já eliminar da mente distorções.

Licenciamento de marca NÃO é registro de marca. No registro de marca, estamos “matriculando”, registrando uma marca no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, protegendo- a e impedindo que ela seja usada por outras empresas. É claro que para que uma marca consiga licenciar, ela precisa do registro pois esse registro garante os direitos autorais. Mas são coisas diferentes.

Também não é o licenciamento ambiental, e nem o licenciamento do DETRAN, que é a primeira coisa que aparece ao fazermos uma busca rápida no Google.

E o que é licenciamento de marcas?

Licenciamento de marcas e produtos é a “Concessão por parte do detentor legal dos direitos de uso de determinada marca ou personagem para terceiros com o objetivo de exploração comercial”. Essa é a definição do nosso colega Marcus Macedo, no livro “A Arte do Licenciamento – Guia Completo para o licenciamento de marcas e personagens”.

Na vida real, como o licenciamento de marcas está presente no nosso dia-a-dia?

Se você tem filhos ou convive com crianças sabe como os personagens são poderosos na escolha de produtos: pergunte a uma criança fã de super heróis se ela quer um tênis liso ou com os Avengers. Grandes chances da escolha dela ser pelo tênis com os personagens favoritos.

tenis_avengers_licencie_licenciamento_marca_produto_são_paulo_florianopolis_floripa

Apesar do licenciamento de marcas ser uma poderosa estratégia de vendas para o segmento infantil, gostamos muito de falar que o licenciamento de marcas é infinito. Praticamente todo e qualquer produto é “licenciável”.

Dá uma olhadinha ao seu redor, duvido que você não visualize nenhum produto licenciado:

A sua camisa de time. Licenciada.
O shampoo do Homem de Ferro do seu filho. Licenciado.
Boné da New Era do São Paulo. Licenciado.
App da Galinha Pintadinha. Licenciado.
Mochila da Hello Kit da sua filha. Licenciada.
Essa caneca do Ramones na sua mesa. Licenciada.
Aquele Peugeot Quicksilver do seu amigo surfista. Licenciado.
O caderno do Max Steel do seu filho. Licenciado
A maçã da “Turma da Mônica”, quem nunca comeu? Licenciada.
O pote plástico da Peppa Pig. Licenciado.
A Havaianas da Frozen da sua namorada. Licenciada.

De forma bem prática, no caso do chinelo da Frozen, os direitos de uso foram cedidos pela Disney (maior licenciador do mundo) por um determinado período. E nesse período, todos os chinelos vendidos geraram para a Disney um percentual sobre o valor da venda.

chinelo-havaianas-elza-slim-frozen

A magia do Licenciamento é essa: o time de futebol, o Homem de Ferro e a Hello Kit não possuem uma fábrica de camisetas, de shampoo, ou de mochilas. Eles possuem uma marca que traz consigo a paixão, o reconhecimento, o prestígio, o desejo. Características que não conseguem explorar 100%.

E a melhor maneira de explorar todos esses atributos é licenciando a marca. O Licenciamento de Marcas, Personagens e Produtos, ocorre quando alguma marca (propriedade intelectual) empresta, cede o seu direito de uso de imagem para alguém utilizar e explorar a propriedade/marca com fins mercadológicos, comerciais ou de marketing.

Numa relação comercial, jurídica, de marketing, entre um fabricante e o dono da marca, ganham todos: quem licencia (licenciado), que agrega aos seus produtos o prestígio da marca, e ganham as marcas (licenciadores), que conseguem rentabilizar e serem remuneradas pelo prestígio adquirido.

Os envolvidos no processo de licenciamento

O mercado do licenciamento de marcas é composto por 3 principais players:

A Marca – Detentora de todo o prestígio, desejo e aspiração. É quem empresta seu prestígio para a indústria.

A Indústria – É quem vai utilizar o prestígio da marca para um objetivo específico: ampliação do mix de produtos, incremento nas vendas, diferenciação. Aqui, um trabalho de adequação é importante. Fazer uma análise de qual marca “conversa” melhor com o público é fundamental. A indústria é quem vai distribuir os produtos para o varejo.

O Varejo – é quem compra da indústria e distribui os produtos licenciados para o público final.

E por que licenciar?

Existem alguns tipos de licenciamento, e eles acompanham o planejamento estratégico das indústrias que usam o licenciamento como estratégia para:

  • ampliar o mix de produtos;
  • trabalhar com diferenciação em relação à concorrência;
  • incrementar as vendas.
  • gerar mais valor aos seus produtos

Trabalhar com licenciamento de marcas e produtos é ampliar as possibilidades de negócios.

O licenciamento pode ser utilizado tanto para ações pontuais/promocionais quanto por prazos mais longos. Mas ele sempre tem um prazo pré determinado. Trazendo novamente o exemplo da Disney, você já percebeu a quantidade de produtos que “surgem” no varejo quando um filme é lançado? As indústrias surfam na onda dos lançamentos dos filmes para ampliar suas vendas Esse tipo de licenciamento é regido por contrato de prazo pré determinado, usando o lançamento do filme como uma oportunidade.

O licenciamento de marcas e produtos como estratégia de vendas ainda tem muito para ser explorado, mas já movimenta bilhões anualmente, e ajuda as indústrias e o varejo a levarem as suas vendas a um outro patamar.

É um tema que envolve muito conteúdo!

Acompanhe nosso blog, Instagram e Linkedin que temos muita informação especializada em licenciamento de marcas para quem já atua e também quem quer conhecer mais desse mercado incrível!

E também venha participar do nosso curso “Licenciamento de marcas: do conceito à comercialização”. As inscrições já estão abertas para a segunda turma, que vai acontecer de 16/07 a 19/07 na ESPM Tech. Acesse este link para obter mais informações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *