Licenciamento de marcas para empresas iniciantes

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Royalties no licenciamento de marcas, o que são
8 de agosto de 2019
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Licenciamento de marcas é: marketing!   
5 de setembro de 2019
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Agora que já falamos sobre o que é licenciamento de marcas e produtos, e simplificamos o entendimento do que é e como calcular Royalties, chegou a hora de falar um pouco mais sobre a Indústria de Licenciamento de Marcas, Personagens e Produtos. 

Antes de qualquer coisa, vamos retomar alguns termos do licenciamento de marcas.

Licenciador(a): é a marca, empresa, propriedade detentora dos direitos de imagem. Por exemplo:

  • Disney, detém as marcas: Marvel, Homem de Ferro, Star Wars, Cinderela, Ursinho Pooh, Aviões, e diversas outras.
  • Corinthians / Palmeiras / Santos / Flamengo / Atlético Paranaense / Esporte Clube Pinheiros: todos esses clubes esportivos licenciam suas marcas.
  • Jeep / BMW / Mercedes: aposto que você tem um amigo que tem um boné da BMW, mas nunca conseguiu comprar o carro, não é mesmo?
  • Brahma / Skol: você já deve ter visto um cooler com essas ou outras marcas de cerveja por aí.
  • Youtubers: é bem provável que você já tenha ouvido falar no Felipe Neto, seu canal no Youtube tem mais de 34 milhões de inscritos e está entre os maiores do Brasil. https://www.youtube.com/user/felipeneto

São diversas as marcas e segmentos que utilizam o licenciamento como ferramenta de geração de negócio, seja como objetivo comercial, branding ou de posicionamento no mercado. 

Licenciado(a): é o fabricante que compra os direitos de uso e produz os produtos licenciados.

  • Tilibra: fabricante de cadernos
  • Online Editora: fabricante de papelaria e revistas
  • Lepper: toalhas
  • Lider Brinquedos
  • Brinquedos Estrela
  • Copag: baralhos
  • Biotropic: cosméticos

Como já falamos no blog, o incrível do licenciamento de marcas é que ele é infinito! 

Em algumas linhas já conseguimos citar diversos Licenciadores e Licenciados. E se você olhar ao seu redor, seguramente vai visualizar mais casos de produtos licenciados.  Diariamente somos “impactados” por produtos que utilizam a estratégia de Licenciamento para alavancar as vendas.

O Licenciado é o fabricante que vai produzir os produtos com a marca do Licenciador, fazer a comercialização dos produtos para seus clientes, e depois reportar os royalties a serem pagos para a Marca. As empresas pagam pelas marcas pois junto com a marca vem toda a sua história já construída, agregando valor percebido aos produtos.

Licenciamento de marcas é storytelling! 

Toda a história da marca vem junto com ela para agregar valor aos produtos. Por isso, é muito importante que a escolha da marca seja estrategicamente pensada. A marca deve “conversar” bem com o perfil de público do produto. E é aí que entra um player fundamental nesse processo: consultorias e assessorias que intermediam o processo de Licenciamento. Essas empresas podem tanto ser agências de Licenciamento (que tem marcas específicas para Licenciar) quanto empresas que atuem desde o diagnóstico e planejamento (atuam junto ao fabricante desde a identificação de qual marca trabalhar), que é nosso caso aqui na Licencie. São essas empresas que fazem o elo entre Licenciadores e Licenciados e muitas vezes são 100% responsáveis por todo o contrato e gestão entre as partes. 

Aqui na Licencie, prestamos consultoria e assessoria em Licenciamento de Marcas e Produtos. Atendemos fabricantes que querem ter grandes marcas aplicadas aos seus produtos mas não sabem qual marca e nem como fazer. Atuamos com diagnóstico e planejamento junto ao cliente para identificar qual marca tem mais aderência aos produtos e estratégia do cliente no momento. Feito o “match”, identificada a marca com maior aderência, conectamos as pontas (indústria e marca), intermediando a negociação, gerenciando o contrato e acompanhando os resultados.

E que resultados sua empresa pode esperar de um programa de Licenciamento?

– Faturamento e crescimento de receitas

– Diversificação do Modelo de Negócio Comercial

– Nova estratégia Comercial e de Produto

– Ganho de Market-share

– Mais visibilidade para empresa fabricante

– Abertura de novas categorias de produto (Infantil / Adolescente / Adulto)

– Novos canais de venda

Você sabe quais são os indicadores chave de um programa de licenciamento?

– Novos clientes

– Novos produtos – aumento e diversificação do mix

– Crescimento receita

– Faturamento obtido com o produto/programa licenciado

– Ganho de Market-share

– ROI do programa de Licenciamento

 

A decisão da escolha da empresa que vai apoiar no processo de Licenciamento é fundamental e muito estratégica. É prioritário que o parceiro tenha as competências necessárias para acompanhar e assessorar a empresa desde a confecção do contrato jurídico, aprovações de Produto, Relatórios de Royalties, Ações Antipirataria, Acompanhamento e Análise de Resultados. 

Se você é iniciante, recomendamos fortemente que busque assessoria de uma empresa especializada em Licenciamento de Marcas e Produtos. Você precisa de um bom parceiro para fazer a engrenagem rodar direitinho!

 

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