A influência das marcas na decisão de compra

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É difícil falar de Licenciamento de Marcas sem antes falar de MARCA e tudo que vem com ela. A marca é a representação simbólica de uma empresa, nomeia e identifica as empresas. Marcas fortes trazem consigo também, muito mais do que a identificação, toda a sua história. 

Sabe o que essas marcas representam para nós?

Apple – inovação, estilo, tecnologia.

Harley Davidson – aventura, life style, paixão pela estrada, liberdade.

Disney – infância, magia, experiência, emoção.

Nike – esporte, estilo, vitória.

E pra você, o que elas representam?

Elas representam isso e muito mais. Não é à toa que Apple, Disney, e Nike estão no ranking das marcas mais valiosas do mundo. A marca cria desejos e aspirações que são transferidos para os produtos. Marcas fortes apoiam a valorização de um produto, justamente pelo valor agregado e toda história que vem junto com ela.

E porque compramos?

Nós temos necessidades de compras utilitárias, que são caracterizadas pela funcionalidade. Precisamos de um aparelho celular para nos conectarmos, um tênis para não ficar descalço, um casaco para não sentir frio. Todas essas compras estão relacionadas a cumprir uma necessidade funcional e são caracterizadas pela racionalidade, não há desejo no momento da aquisição do produto!

Compra utilitária – RACIONALIDADE

Reposição

Nova Necessidade

Otimização

E como uma marca impacta na decisão de compra do consumidor?

Aí que aparece a compra hedônica (relativa ao ou caracterizada pelo desejo), que é a compra pela marca e tudo que ela traz consigo (aspiração, pertencimento a um grupo, prazer). Não estamos mais falando de necessidade, e sim de desejo. 

Compra Hedônica – SUBJETIVIDADE, DESEJO, ASPIRAÇÃO

Status/poder

Pertencimento/afiliação

Indulgência

Singularidade

Altruísmo

E como o Licenciamento de Marcas pode influenciar na nossa escolha de compra?

Quando estamos falando de compra hedônica, não compramos um tênis, um casaco, um aparelho celular. Compramos um tênis NIKE, um casaco Harley Davidson, um celular Iphone. Essa compra envolve questões subjetivas, que não são racionais. Envolve nossos prazeres, sonhos e aspirações. Traz o status social, o senso de pertencimento. 

E é aqui que entra o Licenciamento de Marcas: as pessoas querem ter um produto licenciado justamente para pertencer a uma tribo, um grupo ou por algo que seja representativo para aquela pessoa. A Disney (licenciador), por exemplo, não faz chinelos, mas a Havaianas (licenciado) faz com personagens da Disney. Se uma criança pudesse escolher entre um chinelo branco, e um chinelo do Homem Aranha, seguramente ela escolheria o chinelo do personagem, pois esse traz elementos que a criança possa se conectar emocionalmente com a marca. 

A decisão de compra de um produto sempre é relacionada a sua funcionalidade ou desejo. E no universo do Licenciamento de Marcas sempre iremos trabalhar em cima do desejo, pois sendo uma marca desejada pelos consumidores, certamente muitos licenciados terão interesse em fazer contratos com a marca para trazer toda a sua estória e valores para os seus produtos.  

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